Cirurgia de miopia, hipermetropia e astigmatismo com EXCIMER-LASER

A aplicação de técnicas com Excimer Laser para modificar a forma da córnea com o objetivo de corrigir transtornos da refração é denominada Cirurgia Fotorrefrativa. Excimer Laser é um tipo especial de laser capaz de retirar camadas muito finas do tecido da córnea, sem produção de calor.

Há dois tipos de cirurgia da córnea por Excimer Laser:

• Cirurgia Fototerapêutica, para remoção de tecido da córnea de modo a corrigir alguma doença ocular, também conhecida como PTK;
• Cirurgia Fotorefrativa, que remove tecido da córnea para corrigir um problema de refracção, também conhecida como PRK.

Relativamente à PRK, o Excimer Laser pode corrigir os erros de refracção como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

A técnica cirúrgica PRK foi desenvolvida com o advento da correção visual a laser. O oftalmologista anestesia a córnea do paciente com colírio e remove uma pequena parte da superfície com um dispositivo especial. O excimer laser remodela a forma da córnea atuando sobre sua superfície por menos de 1 minuto.
O cirurgião poderá colocar, então, uma lente de contato para proteger a área tratada, evitar infecção e reduzir o desconforto durante a cicatrização. A lente será removida dentro de um a três dias após a cirurgia. A visão melhora gradualmente nas duas primeiras semanas e poderá alcançar o resultado definitivo entre quatro e oito semanas. Durante esse período o cirurgião poderá prescrever o uso de colírios.

Após a cirurgia por Excimer Laser, o desconforto é mínimo. No entanto, a visão do olho tratado será embaçada nos primeiros dias até que a camada mais externa do epitélio corneano se desenvolva novamente. A maioria dos olhos são sensíveis à luz (fotofobia) devido à perturbação na estrutura da córnea. Óculos de protecção solar devem ser usados quando o paciente é exposto a muita luminosidade, pelo menos nos primeiros meses após a cirurgia.

Os resultados podem variar conforme os diversos graus de miopia e também conforme a velocidade de cicatrização de cada indivíduo. Pacientes com graus menores de miopia , por exemplo, conseguem visão mais clara mais cedo. Uma visão estável é esperada entre três a seis meses após a cirurgia.