Plástica Ocular para correção de ptose, bolsas de gordura

A cirurgia plástica é uma área especializada da Oftalmologia que lida com deformidades e anormalidades das pálpebras, do sistema lacrimal, da órbita  - cavidade óssea que circunda o olho - e de áreas da face anexas aos olhos. O cirurgião oculoplástico é um oftalmologista que tem treinamento adicional em cirurgia plástica de olhos e estruturas anexas, onde se destacam as pálpebras.
A MEG realiza diversas cirurgias para correção de problemas relacionados à plástica ocular, dentre eles, destacamos os seguintes:

  • Bolsas palpebrais: geralmente, aparecem como resultado de tendências hereditárias ou com a idade. As bolsas são formadas por pele, músculo e gordura que tombam para frente, formando uma proeminência e dando aspecto característico de "bolsa palpebral".  A blefaroplastia é a cirurgia indicada para corrigir essas deformidades. Ela pode ser reconstrutiva ou estética, dependendo da severidade do problema e do quanto a visão está prejudicada;
  • Retração: as doenças da tireóide (hipertireoidismo) podem acometer os olhos levando à protusão do globo ocular para fora ou à retração das pálpebras ("olhos arregalados");
  • Pálpebras caídas ou ptose palpebral: ocorrem quando a pálpebra superior ou inferior cai. Quando a queda da pálpebra é acentuada, parte da pupila fica coberta, bloqueando o campo da visão.